sábado ,22 setembro 2018
Home / Vereadores / PP / Emerson Sampaio / Câmara aprova criação do Dia Municipal da Cultura

Câmara aprova criação do Dia Municipal da Cultura

Foto: Agência Pará

A partir da aprovação desta quarta feira (21), passa a fazer parte do calendário oficial de datas comemorativas de Belém o Dia municipal da Cultura. Segundo o projeto de lei aprovado, a comemoração será anual e todo o dia 05 de novembro. A lei é do presidente da casa, vereador Mauro Freitas (PSDC). Durante o discurso, o presidente, autor da “Lei Pinduca” e de outras leis de incentivo a cultura, falou sobre os motivos para a autoria do projeto e se declarou amante da nossa culinária, de festejos como o carnaval e, principalmente a festa junina.  Mauro destacou o fato de ter sido membro da quadrilha “Rainha da Juventude” e ter ganhado títulos em concursos. “Nada mais justo do que uma cidade que respira cultura ter um dia dedicado só para isso”, ressaltou.

O projeto foi aprovado à unanimidade pelos vereadores presentes na sessão ordinária. Fabrício Gama  (PMN) se posicionou dizendo que Belém merecia essa data, já que temos muito o que valorizar, como o açaí, o pato no tucupi, o Círio de Nazaré, o ver o peso, o carimbó e o carnaval. “Vamos fazer dessa data um momento de muita festa com a reunião de artistas locais, música e culinária em um ponto turístico de Belém”, disse Gama.

O vereador Emerson Sampaio (PP) citou que muito se discutiu sobre cultura no ano passado, mas que a Câmara de Belém não conseguiu nada palpável em prol desse segmento. “A burocracia é muito grande para conseguir fazer eventos culturais, as taxas são altas, são muitas licenças. Não adianta só criar o dia da cultura, mas é preciso fomentar isso, fazer eventos”, disse Emerson. Sargento Silvano (PSD) acrescentou dizendo que os vereadores precisam colocar em prática o que é aprovado em plenário. “A cultura é uma ferramenta de resgate social e também faz parte da segurança pública. Vamos fiscalizar o cumprimento das leis que criamos e aprovamos. A prefeitura tem que ajudar nisso e incentivar”, concluiu Silvano.

Sessão Especial marca o início das homenagens ao Círio de Nazaré na CMB

Uma sessão especial nesta quinta feira,13, na Câmara Municipal de Belém homenageou a padroeira dos …