domingo ,17 fevereiro 2019
Home / Notícias / Câmara aciona Semas sobre situação de barragens em Barcarena

Câmara aciona Semas sobre situação de barragens em Barcarena

Barcarena, Pará – Impacto ambiental de obras na Amazônia, bacia de rejeitos da da Albras. (Foto: Pedrosa Neto/Amazônia Real)

A repercussão da tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, acendeu o alerta em  todas as regiões do País onde existem barragens. No Pará não é diferente. Dados da Agência Nacional de Mineração registram 98 barragens no estado, das quais 64 estão incluídas no Plano Nacional de Segurança de Barragens e  34 estão cadastradas, mas não estão classificadas como de alto risco. Em Belém, pela proximidade entre os municípios, a principal preocupação é com as barragens instaladas em Barcarena, a pouco mais de 100km da capital.

Para debater  e conhecer a real situação dessas barragens e as necessidades da comunidade local, o vereador Mauro Freitas (PSDC), presidente da Câmara Municipal de Belém, propôs e teve aprovada à unanimidade na sessão ordinária desta quarta-feira,6, sessão especial  com a participação de autoridades, representantes de mineradoras e sociedade civil.

Antecipando-se à sessão, em documento subscrito por todos os vereadores presentes, Mauro Freitas solicitou ao secretário de estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro Ó de Almeida, informações sobre quantas e quais são as barragens de rejeitos de minérios em operação no município de Barcarena, cópia do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA RIMA) de cada barragem, bem como a situação atual das barragens quanto a riscos de rompimento, que instrumentos de monitoramento são utilizados na prevenção desses riscos e a periodicidade com que é feito esse monitoramento.

Debates e homenagens

Ainda na sessão desta quarta-feira, na CMB, foram aprovadas novas sessões especiais. De autoria da vereadora Simone Kahwage (PRB) será realizada sessão especial com objetivo de homenagear o Jiu Jitsu em Belém. A data ainda será definida, mas a vereadora ressalta que a sessão representa o reconhecimento da importância social da prática do esporte nas comunidades e a importância de valorizar atletas e entidades que se dedicam a essa modalidade.

O Dia do Artesão,  19 de março, vai ser tema de sessão especial proposta pelo vereador Amaury da APPD (PT) .  De autoria do vereador Celsinho Sabino (PSC), no dia 8 de maio, às 15h, ocorre a sessão especial em alusão ao Maio Amarelo, de conscientização sobre a segurança no trânsito.

Questões relacionadas à prática da profissão de Enfermagem, tais como carga horária e condições de trabalho, serão debatidas em sessão especial proposta pela vereadora Enfermeira Nazaré Lima (PSOL) e, atendendo solicitação de funcionários do Banco da Amazônia, o vereador Fernando Carneiro (PSOL) aprovou sessão especial para debater a atual situação do Basa. ” Existe uma preocupação entre os trabalhadores, sobre a viabilidade do banco e também com o risco de privatização total da instituição. Essa sessão é para que toda a sociedade saiba em que pé está essa situação”, explica Carneiro.

Câmara defende volta do programa de música reggae à rádio Cultura FM

Como apoiador da cultura reggae e autor de dois projetos de lei relacionados ao tema, …