sexta-feira ,6 dezembro 2019
Home / Notícias / Bombeiros paraenses que ajudam no resgate em Brumadinho serão homenageados

Bombeiros paraenses que ajudam no resgate em Brumadinho serão homenageados

Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press.Brasil

Os militares do Pará que participaram do resgate das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais, serão homenageados durante sessão especial na Câmara Municipal de Belém. O pedido foi feito pelo presidente da casa, vereador Mauro Freitas (DC), durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 25. Os bombeiros que atuaram em uma das maiores tragédias do país foram considerados “heróis” por todos que acompanham o trabalho feito pela corporação. Profissionais de todo o país foram deslocados para fazer parte da missão.

O acidente aconteceu no último dia 25 de janeiro. A barragem da Mina Córrego do Feijão se rompeu, matando centenas de pessoas e contaminando o Rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco. Os rejeitos devastaram a área administrativa da mineradora, incluindo o refeitório, onde muitos trabalhadores almoçavam na hora do rompimento. Depois de arrasar a área da Vale, a lama da mineradora atingiu comunidades de Brumadinho, destruindo casas, uma pousada e propriedades rurais. Até agora 212 mortes foram confirmadas. De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, outras 93 pessoas continuam desaparecidas.

Para Mauro Freitas é importante valorizar a força e competência desses servidores públicos que somaram forças junto a outros bombeiros do Brasil. “Estamos muito orgulhosos dos nossos bombeiros e vamos recebê-los com uma homenagem digna ao trabalho brilhante feito por eles”, disse o presidente.

Crescimento de incêndios em Belém

Ainda na mesma sessão ordinária foi aprovado requerimento de autoria do vereador Sargento Silvano (PSD) que solicitou uma sessão especial para debater o crescimento dos incêndios ocorridos nos últimos meses na cidade de Belém. Segundo o vereador, está se tornando rotina na cidade incêndios ocorridos em residências e lojas da cidade, seja pela falta de conhecimento sobre o assunto, estratégia e prevenção de sinistros, colocando em risco a vida da população . O parlamentar acrescentou que ninguém se sente seguro e a necessidade de debater o assunto é de fundamental importância para que a população tenha orientações sobre o assunto e saiba como prevenir esses incidentes.

Trabalho Voluntário da Pastoral da criança

Uma sessão especial vai debater a importância do trabalho voluntário feito na Pastoral da Criança em Belém.  De acordo com o artigo 2º do estatuto da criança, a Pastoral, organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o “desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político”. A proposta foi feita pelo vereador Igor Andrade (PSB).

Vereador homenageia Dia Mundial de Luta contra a Aids

Evento em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids homenageou personalidades e entidades …