segunda-feira ,20 novembro 2017
Home / Vereadores / Fabrício Gama / Aspas recebe homenagem pelos 40 anos de fundação

Aspas recebe homenagem pelos 40 anos de fundação

Vereador Mauro Freitas com os ex dirigentes da Aspas e o atual presidente da associação, Jorge Portugal

No dia 22 de novembro de 1977 surgia a Associação Paraense de Supermercados. Há 40 anos, a Aspas congrega empresas do ramo supermercadista e empresas fornecedoras de produtos para supermercados no estado, além de promover desenvolvimento para o setor e zelar pela qualidade dos produtos e excelência de serviços prestados ao consumidor. Por esse destaque na sociedade civil e no meio empresarial, a Aspas foi homenageada nesta terça feira, 07, em uma sessão especial que recebeu donos de supermercados, empresários e autoridades.

O proponente da sessão, vereador Mauro Freitas (PSDC), demonstrou satisfação em homenagear a associação e falou sobre a importância dos empresários para a economia do Estado como principais geradores de emprego e renda. O presidente da CMB disse ainda que acredita no crescimento, em maior produção e na capacidade que os associados tem em transformar a vida das pessoas. “Vocês são necessários pro nosso povo. Cada empreendimento que abre aqui é mais emprego e renda para o nosso Estado, mais oportunidades. Acreditamos no crescimento de cada empresa aqui representada.”

Oscar Rodrigues, grupo Líder

Em todo o Pará, são pouco mais de 3 mil lojas associadas que geram quase 40 mil empregos diretos, com um faturamento estimado em R$ 3,5 bilhões/ano, o que confirma a participação do setor em 10% do PIB paraense. “Estes elogios nos incentivam a não desistir. É muito difícil manter uma empresa na situação em que o país vive. Estamos conseguindo nos manter firmes”, disse Oscar Rodrigues, do Grupo Líder.

Atualmente, a Aspas ocupa a 10° posição entre os estados do país com maior faturamento do setor em todo o Brasil, segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), com participação de 3%. O presidente que serviu a entidade por mais tempo, Fernando Yamada (2006/2012), do grupo Yamada, falou do orgulho em fazer parte da construção dessa história. “Preparamos nossa mão de obra, qualificamos e damos qualidade de vida para os nossos funcionários. Sou muito orgulhoso disso”.

Plenário Lameira Bittencourt durante a sessão

O vereador Igor Normando (PHS) ressaltou a importância do reconhecimento à classe que movimenta nossa economia. “Atualmente são 14 mil desempregados no Brasil. Não podemos virar as costas para os empresários que nos ajudam a diminuir a desigualdade. Vocês são a solução da crise”.  Victor Dias (PTC) falou sobre a qualidade dos serviços, dos estabelecimentos e produtos de qualidade, além do destaque nacional do estado em relação aos supermercados. Fabrício Gama (PMN) acrescentou que “produtos fabricados aqui são vendidos nos nossos supermercados, valorizando a nossa indústria. Temos que buscar alternativas para subsidiar os empresários”.

O atual presidente da associação, Jorge Portugal, lembrou que há 40 anos, nunca ninguém imaginou que aquela ideia simples e revolucionária traria tantos frutos. Jorge destacoua atuação de Massoud Ruffeil, o primeiro presidente da Aspa, além do surgimento das primeiras lojas: Líder e Formosa em 1975 e Nazaré em 1976. “Estamos muito felizes e honrados com essa homenagem. A nossa gratidão será transformada em serviços cada vez melhores aos cidadãos de Belém, como sabemos é o desejo desta casa.”

Jorge Portugal, Presidente da Aspas

Massud Elias Ruffeil foi o primeiro presidente (1977 a 1986). Depois dirigiram a entidade os supermercadistas Antônio Duarte Oliveira (1986 a 1990), Oscar Rodrigues (1990 a 1994), Fernando Yamada (1995 a 2002/ 2006/2012), Carlos Limão (2002/2006), José Oliveira (2012/2016) e Jorge Portugal (2016/2018).

Como forma de agradecimento pelos serviços prestados pela Aspas à sociedade, o presidente da CMB ofereceu um certificado aos ex dirigentes da associação, além da secretária da Aspas, senhora Maria Auxiliadora Oliveira Kerber , colaboradora desde a fundação.

Homenageados com os vereadores de Belém

Três reportagens são inseridas nos anais da casa

Na sessão ordinária desta terça feiora, 31, à pedido da vereadora Simone Kahwage (PRB), foi …