quarta-feira ,19 junho 2019
Home / Vereadores / DC / Alteração na lei permite reajuste no valor de plantões remunerados da Guarda Municipal de Belém

Projeto de lei do Executivo beneficia membros da corporação que se habilitem ao plantão remunerado.

O plantão remunerado deve ficar mais atrativo para os integrantes da Guarda Municipal de Belém com a aprovação, nesta quarta-feira,8, do projeto de lei que altera e revoga dispositivos da lei que instituiu a gratificação por plantão remunerado dos integrantes da corporação. Em sessão extraordinária na Câmara Municipal de Belém, o projeto de autoria do prefeito Zenaldo Coutinho recebeu apoio e críticas antes de ser aprovado.
O primeiro a subir a tribuna foi o vereador Fernando Carneiro (PSOL) que apresentou duas emendas ao projeto, ambas rejeitadas em plenário. Ele criticou o fato de a proposta do Executivo conter apenas cinco artigos e destacou que existem algumas divergências entre a mensagem do prefeito e o projeto de lei. Segundo ele, na mensagem o gestor municipal fala do aumento de 50% na remuneração do plantão, mas o projeto não cita o reajuste. O parlamentar também pediu a retirada do artigo que pune o guarda que faltar ao plantão. “O plantão remunerado tem valor inferior ao dia de trabalho normal, ou seja, o reajuste não atende por completo os anseios da categoria”, afirmou.

Em sua justificativa o prefeito de Belém argumenta que o objetivo da alteração na lei é estimular a realização do plantão remunerado pelos guardas municipais adequando o valor pago atualmente pelas demais instituições de segurança pública que para cálculo da gratificação acrescentam pelo menos 50% do valor pago por uma hora normal de trabalho.

O vereador Sargento Silvano (PSD) também criticou o projeto e disse estranhar o fato de as associações representantes da categoria não terem sido consultadas a respeito da alteração. Silvano também lamentou que a guarda tenha carga horária de trabalho maior que outros órgãos de segurança e ainda assim receba salário inferior. Ele apresentou uma emenda para reduzir de 12 para 6 a 8 horas de trabalho, mas a solicitação não foi aprovada. “Não se pode aprovar um projeto que apenas uma entidade foi consultada. Também levanto o questionamento sobre o porquê a guarda ter maior carga horária. Todos têm a responsabilidade de proteger a nossa sociedade. Temos que rever isso”, afirmou.
O presidente da casa, vereador Mauro Freitas, reafirmou o respeito que o poder legislativo tem com os guardas muncipais, justificando que de 2011 pra cá a Câmara já recebeu 18 projetos do Executivo e que o reajuste foi colocado como prioridade. Mauro destacou que foi procurado e recebeu um documento oficial da federação das entidades dos guardas municipais solicitando a aprovação do projeto sem desmembramento. “Ontem mesmo estive reunido com a categoria e eles me reafirmaram essa necessidade. Quem votar contra estará se opondo ao pedido feitos pelos guardas”.

Dia Municipal das Águas fará parte do calendário oficial de Belém

No dia 19 de Março passará a ser comemorado, no calendário oficial de Belém, o …