quarta-feira ,1 abril 2020
Home / Notícias / Alagamentos e medidas de contenção de danos são temas de sessões especiais na CMB

As consequências dos alagamentos para a população são o foco da sessão especial proposta pelo vereador Fernando Carneiro. Foto: Fernando Sette/Agência Belém.

Foi  votado e aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira,16, o requerimento de autoria do vereador Fernando Carneiro (PSOL) solicitando a realização de uma sessão especial para debater o problema dos alagamentos em Belém, tendo em vista os transtornos que a intensidade das chuvas junto com as marés altas têm causado na capital.

Ao justificar a sua proposição  Fernando Carneiro destacou que não se trata de uma sessão especial para debater um tema nacional, já que grande parte do País enfrenta os mesmos problemas com alagamentos e inundações.”Quero deixar claro que esta sessão especial vai focar especificamente a situação em Belém, de forma técnica, de forma que fiquem claros o que poderia ter sido feito preventivamente para evitar o caos que atinge toda a cidade e o que está sendo feito agora para minimizar os efeitos desse caos”.  O vereador disse ainda que vão ser convidados para o debate representantes da Secretaria Municipal de Saneamento, Universidade Federal do Pará e Ministério Público do Estado.

Declarando voto a favor do requerimento, o presidente da CMB, vereador Mauro Freitas, parabenizou Carneiro pela iniciativa. “A aprovação desse requerimento mostra quem está preocupado com a população. Só espero que de fato seja um debate técnico e não uma sessão política”, declarou. Da mesma forma se posicionou o vereador Sargento Silvano (PSD). “Só me preocupa a bandeira partidária por trás da proposta, mas voto a favor de um debate salutar que diz respeito a quase toda nossa cidade”

Para o vereador Wilson Neto (Republicanos) a sessão é oportuna e deve ter o apoio de todos os vereadores. ” Tenho certeza que é de interesse de 100% desta casa debater um assunto tão importante para a cidade”.

A complexidade geográfica da capital, que comporta 85 canais, foi abordada pelo vereador Rildo Pessoa (Avante). ” São aproximadamente 185km de canais em Belém. Seria interessante saber onde estão sendo feitos os serviços de limpezas desses canais e também discutir as construções irregulares que dificultam a manutenção e limpeza. São várias situações que precisam ser enfrentadas e nós temos que dar as mãos para chegar ás soluções”, afirma.

As medidas da prefeitura de Belém para conter os danos causados pelo excesso de chuvas na capital aliado à alta das marés também motiva uma sessão especial na CMB. Foto: João Gomes/Agência Belém.

Força-tarefa

A questão dos alagamentos também é o foco da sessão especial solicitada pelo vereador Mauro Freitas para  conhecer todas as medidas que estão sendo adotadas no que se refere á limpeza, drenagem,recuperação de canais, coleta e tratamento de esgotos, no município de Belém.

O requerimento foi aprovado à unanimidade. Entre os vereadores que votaram a favor da proposta, Toré Lima (Republicanos) chamou a atenção para o aspecto político do debate. “É importante que a gente possa conhecer e ao mesmo tempo dar conhecimento à população de toda essa estrutura montada pela Prefeitura de Belém para conter os danos causados pelas intensas chuvas e alagamentos. Mais do que isso é fundamental que a gente possa ter a oportunidade de contribuir com todo esse processo. Quanto ao uso político dessa situação, não se trata nem de descer do palanque como já ouvi por aí. É preciso que a gente não antecipe a montagem do palanque usando o sofrimento da população”, conclui.

Câmara suspende as sessões ordinárias até o dia 30 de abril com novo ato da mesa diretora

ATO DA COMISSÃO EXECUTIVA Nº 0556/2020, DE 23 DE MARÇO DE 2020 DISPÕE SOBRE OS …