quarta-feira ,24 abril 2019
Home / Notícias / Agentes de segurança Pública são homenageados na CMB

Agentes de segurança Pública são homenageados na CMB

Plenário durante a sessão

O plenário da Câmara Municipal de Belém ficou lotado de agentes da segurança pública nesta quinta-feira, 28. Em sessão especial, mais de 150 guardas e policiais militares foram homenageados por seu ato de bravura durante intervenções. O autor da sessão, vereador Sargento Silvano (PSD) falou com orgulho de fazer parte da tropa e destacou que a categoria precisa de melhoria salarial e condições de trabalho, pois está dia e noite nas ruas combatendo e correndo riscos e muitas vezes ainda é injustiçado. “Temos que justificar a nossa conduta em proteger a população. Muitos de nós responde a inquéritos após troca de tiros com criminosos, sendo julgados e condenados, inibindo a atuação de combate a criminalidade e nos deixando de mãos atadas com medo das penalidades por parte da corregedoria, do Ministério Público e julgamento da imprensa”, disse o vereador.

O presidente da casa, vereador Mauro Freitas (DC) foi quem comandou a sessão. O parlamentar parabenizou o governador do estado, Hélder Barbalho, pela presença da força nacional em Belém e a tropa pela coragem e bravura com que protegem a sociedade. “Vocês colocam a própria vida em risco. A diminuição da violência já é visível, mas o desafio continua porque daqui há 90 dias a força nacional pode sair da nossa cidade e vocês vão continuar aqui trabalhando com muita garra”, disse Mauro. O vereador e jornalista Joaquim Campos (MDB) que já serviu o exército e hoje comanda um programa que divulga o trabalho da PM, elogiou o trabalho feito pelos militares e se disse honrado em poder contribuir com os combate a criminalidade. “Como jornalista, vejo de perto a atuação desses companheiros. Eles merecem todo o nosso reconhecimento”, afirmou Joaquim.

Quarenta e cinco policiais foram mortos em todo o Pará no ano passado. Cerca de 80% deles foram pegos de surpresa por meliantes em um momento de vulnerabilidade, fora do horário de serviço e o número de ocorrências só tem aumentado. A afirmação foi Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Dilson Junior. Segundo ele, o combate tem sido feito para que os registros diminuam e o que dá forças para a luta é que os dados do início do ano tem sido positivos. “Diminuímos em 24,39% o número de homicídios no Pará. A meta era 3,5%, mas ainda estamos em uma situação crítica. Com técnica, inteligência e a atenção do poder público vamos vencer isso”, disse Dilson.

Daniele dos Santos, filha da Cabo Fátima, recebendo a placa das mãos do presidente, Mauro Freitas

Em nome das famílias de policias que foram vítimas da violência, Daniele dos Santos, filha da Cabo Fátima, recebeu, das mãos do presidente da casa, uma placa de reconhecimento pelo trabalho feito pela policial durante 23 anos de carreira. A cabo, que tinha 49 anos, foi morta a tiros dentro da própria casa, em Ananindeua. Criminosos invadiram a residência dela, em abril do ano passado, e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a agente, que morreu na hora. “Me sinto muito honrada de está aqui e receber esse reconhecimento em nome da minha mãe. Pra profissão de vocês um dia mais e um dia a menos. Sejam combatentes, pois a nossa atual realidade não é favorável pra vocês. Tenho orgulho de ser filha dela e me sinto parte da família de vocês”, disse Daniele emocionada.

“Teus soldados heróicos e destemidos, quer na paz ou na guerra feroz”, foi trecho lembrado pelo Tenente Coronel da PM, Getúlio, que ao subir a tribuna da CMB que se sente honrado em fazer parte da polícia. “Somo heróis mesmo. Saímos de casa para o combate e não sabemos se vamos voltar. Estamos sempre prontos para o confronto e para guardar a vida do cidadão de bem”, afirmou. O comandante da Rotam, Major Firmino, falou da nova roupagem da polícia militar atualmente e disse falar com propriedade porque já passou por vários batalhões e já teve várias funções dentro da PM. “Estamos no melhor momento da PM combatendo a criminalidade. Os números estão aí pra demonstrar. Só uma família e temos que combater sempre com braço forte pra ter uma sociedade melhor”, encerrou o major.

Alguns dos homenageados durante a sessão com os vereadores Mauro Freitas e Sargento Silvano

 

Você pode Gostar de:

Duas leis municipais sofrem alterações

Com aprovação dos vereadores presentes em plenário nesta segunda-feira, duas leis municipais sofreram alterações. Os …

Skip to content