terça-feira ,16 julho 2019
Home / Notícias / Agências bancárias de Belém deverão ter caixas eletrônicos em altura reduzida

Agências bancárias de Belém deverão ter caixas eletrônicos em altura reduzida

Foto: Blog Deficiente (Fernanda Zago)

Todas as agências bancárias de Belém, que contarem com área de caixas eletrônicos para autoatendimento, deverão disponibilizar aos clientes pelo menos um terminal com tela e teclado em altura reduzida, compatível para utilização por usuários de cadeira de roda e pessoas com baixa estatura. Isso é o que prevê o projeto de lei aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira, 08, na Câmara Municipal de Belém. A autoria é do vereador Sargento Silvano (PSD). O projeto diz ainda que a mudança deverá está em conformidade com com as normas técnicas de acessibilidade estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

De acordo com o autor do projeto, para que a lei seja útil é preciso que seja cumprida. O parlamentar afirmou que a finalidade é trazer respeito, dignidade e igualdade àqueles que têm deficiência e levam uma vida tão desafiadora que cabe aos representantes do povo amenizar essa rotina de dificuldades com políticas públicas e leis que venham beneficiar a categoria.”Os ônibus não são adaptados, as calçadas não são adequadas. Falta um pouco mais de sensibilidade com essa causa. Precisamos pensar nessas pessoas, incluí-las na sociedade e atender a essa demanda reprimida. Nem sempre é possível contar com a ajuda de alguém de confiança pra ir ao banco”, disse Silvano.

O vereador Emerson Sampaio (PP) cobrou que leis referentes a instituições bancárias sejam efetivadas. Ele lembrou a lei que obrigava a implantação de biombos nos caixas eletrônicos que nunca foi cumprida. “Precisamos cobrar e fiscalizar” disse ele. O PL aprovado nesta segunda-feira prevê que os bancos e instituições financeiras têm o prazo de 240 dias contados da publicação da lei para fazer a instalação dos respectivos terminais.

Câmara encerra o primeiro semestre com 67 projetos de lei aprovados

O período legislativo da Câmara Municipal de Belém foi encerrado na última quarta-feira,26. Durante os …