quarta-feira ,30 setembro 2020
Home / Notícias / A importância do contabilista na retomada da economia é tema de debate na CMB

A importância do contabilista na retomada da economia é tema de debate na CMB

Um encontro na tarde desta quinta-feira, 06, na Câmara Municipal de Belém reuniu representantes do Conselho Federal e Regional de Contabilidade para discutir a importância do profissional contábil para a retomada da economia no período pós-pandemia. A intenção foi apresentar ao poder legislativo da capital como os profissionais da área podem contribuir no processo de superação da crise. O debate contou com a participação do presidente da CMB, vereador Mauro Freitas.

O presidente do Poder Legislativo iniciou os discursos destacando que também recebeu outras categorias que têm papel importante nesse momento em que a economia está sendo retomada e que a união da sociedade vai ser fundamental para recuperação. O presidente destacou também que o executivo e legislativo estão juntos para apoiar essas categorias. “Os contabilistas vão ajudar os empresários da nossa cidade a se reerguerem, a manterem os empregos de seus funcionários. E todos terão nosso apoio.”

Participando on-line e do Rio Grande do Sul, o Presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, disse a categoria precisou se adaptar ao que a pandemia impôs aos profissionais. Segundo ele, a intenção sempre foi preservar os empregos nas empresas e auxiliar os empresários no uso dos benefícios do Governo Federal para que que pudessem se manter. Ele destacou também que foi um desafio muito grande atender as obrigações tributárias. “O Governo ofereceu muitos incentivos tanto para pequenos quanto para grandes empresários e isso foi primordial. A parceira com a Receita Federal também foi importante, pois eles atenderam o pedido do CFC e prorrogaram diversos prazos para pagamento de tributos, o que possibilitou planejamento”.

Durante o seu pronunciamento, o Vice-presidente de Política e Integração Estadual do CRC/PA, Elléri Bogo, formalizou um pedidos em favor da classe contábil junto ao Presidente da CMB. De acordo com ele, quando o profissional vai até uma Secretaria como a Sefin, ele resolver pendências de vários clientes e nem sempre consegue com celeridade. Elléri disse que seria de extrema relevância um projeto de lei para garantir atendimento prioritário nos órgãos públicos municipais diretamente ligados à atividades inerentes a profissão dos contabilistas. Segundo Fabrício Moreira, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Pará, uma reunião como essa nesse período de retomada é importante para discutir o assunto com as autoridades e para que sejam adotadas medidas não só para o enfrentamento, mas para superar a crise econômica. “Nós profissionais da contabilidade que trabalhamos diretamente com a economia do municipio temos muito a contribuir com a cidade de Belém. Podemos ajudar a manter os empreendeimento vivos, gerando renda e desenvolvendo a nossa cidade”

Saiba o que foi aprovado na CMB nesta terça-feira, 29

Plenário Lameira Bittencourt durante a sessão ordinária desta terça-feira, 29. Um requerimento aprovado durante a …