domingo ,22 julho 2018
Home / Notícias / CMB aprova a criação da Semana de Educação Ambiental

CMB aprova a criação da Semana de Educação Ambiental

O autor do projeto, Toré Lima

A Câmara Municipal de Belém aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (20/3), o parecer favorável da Comissão de Justiça e Legislação ao projeto de lei, de autoria do vereador Toré Lima (PRB), que “Cria a Semana de Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável nas escolas públicas do município de Belém”.
Conforme o projeto, todas as escolas da rede pública municipal realizarão, anualmente, durante cinco dias úteis, na semana em que se inicia o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado a 5 de junho, programação de atividades denominada “Semana de Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável”. O evento ficará sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A programação, indica o projeto, estará voltada a atividades escolares não constantes do currículo obrigatório, com foco no “uso racional dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável”. Inclui, ainda, “noções de separação, coleta e reciclagem de materiais orgânicos e inorgânicos, utilizando-se, para esse fim, de seminários, palestras e recursos audiovisuais”, a critério dos órgãos responsáveis pela programação. E prevê proposta de parcerias institucionais junto a universidades e faculdades públicas e instituições de pesquisa que detenham conhecimento sobre os referidos temas.

Ao solicitar a palavra para defender seu projeto, o vereador Toré Lima enfatizou a importância da criação da semana no intuito de ampliar a consciência que todo cidadão deve ter de que a preocupação ambiental deve ser praticada em casa, no dia a dia bem como abranger questões mais amplas, no que se insere a preservação da Amazônia e os riscos a que a região está exposta, “como no caso recente de grave poluição ambiental causada pela empresa Hydro”, frisou o parlamentar. Preocupação que também norteou o pronunciamento do vereador Fernando Carneiro (PSOL), que ressaltou, por sua vez, que uma vez alertado desde o período escolar, o futuro cidadão terá condições de cobrar das autoridades responsáveis o cumprimento da legislação que visa proteger o meio ambiente.

Farmácias terão que disponibilizar bebedouros e banheiros a clientes

A partir da sanção do prefeito Zenaldo Coutinho, farmácias e drogarias serão obrigadas a manter …