segunda-feira ,20 novembro 2017
Home / Vereadores / Emerson Sampaio / Projeto aprovado permite fechamento de ruas sem saída na capital

Projeto aprovado permite fechamento de ruas sem saída na capital

Vereador Moa Moraes, autor do projeto

Na manhã desta quarta feira, 25, os vereadores de Belém aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei, de autoria do vereador Moa Moraes (sem partido). A proposta “dispõe sobre o fechamento ao tráfego de veículos estranhos aos moradores de vilas, ruas sem saída e travessas com características de rua sem saída”. O autor do projeto explicou que sua intenção é atender principalmente ao mais desassistidos pelo Estado.

O vereador Gustavo Sefer (PSD) enfatizou que recebe diversos pedidos de moradores pedindo a adoção desse tipo de providência para conter a violência disseminada. Emerson Sampaio (PP) acrescentou que o projeto é importante principalmente para quem mora na periferia. “Em algumas áreas, a polícia nem entra e o morador fica prejudicado. Sou defensor da causa”,

O projeto aprovado com 22 votos favoráveis permite a instalação de portão, cancela, correntes ou similares, na entrada de vilas, ruas e/ou qualquer via cujo traçado original não tem continuidade, denominadas ‘rua sem saída’. Somente será “admitida a instalação em acessos a vilas, ruas e/ou qualquer via, cuja passagem seja exclusivamente para acesso às casas nelas existentes, sendo vedada a instalação quando esses acessos servirem de passagem para outros locais, especialmente áreas verdes de uso público ou áreas institucionais.

A proposta também define que a instalação será custeada pelos próprios moradores interessados, condicionando a instalação a autorização de 80% dos moradores da ‘rua sem saída, conforme emenda aprovada de autoria do vereador Gustavo Sefer.

Durante o debate sobre o projeto, o vereador Igor Normando (PHS), comentou a manchete da imprensa local, em que se noticia que o número de PMs mortos bate recorde. Ele disse que o projeto atende a uma demanda latente que não deveria existir, tal a violência que atinge a população. Marinor Brito (PSOL) argumentou que o projeto do vereador Moa Moraes responde ao que já está efetivamente acontecendo na cidade, “com o controle de acesso a vias, alamedas, passagens e vilas, na busca de segurança”.

Um outro ponto estabelecido no projeto é que poderá haver controle de acesso de pessoas e veículos mediante identificação dos mesmos, sem a proibição de circulação a qualquer pessoa ou veículos.

Para Sargento Silvano (PSD) a medida vai minimizar a sensação de insegurança da população. “Já acompanhei muito assaltos em que os bandidos fugiam por becos, ruas sem saída e pulavam o muro. Esse impedimento de livre circulação nesses locais vai dificultar a ação dos meliantes”, completou.

Você pode Gostar de:

Projeto reconhece evento “Louvor Norte” como Patrimônio Cultural de Belém

Na sessão desta terça-feira (31) foi aprovado, por unanimidade, o parecer favorável da Comissão de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *