domingo ,23 fevereiro 2020
Home / Vereadores / DC / Mauro Freitas / 25 anos da Academia Paraense de Jornalismo é comemorado na CMB

25 anos da Academia Paraense de Jornalismo é comemorado na CMB

Foi em Outubro de 1994, no terraço da residência do jornalista Donato Cardoso, que foi fundada a Academia Paraense de Jornalismo. Lá também foram escolhidos os seus primeiros quarenta membros e aprovados os estatutos. Durante os 25 anos de existência, nove jornalistas já ocuparam o cargo de presidente. Todos levantam bandeiras como a defesa da liberdade de imprensa e o pleno exercício da cidadania, além de aproximar cada vez mais a Academia da sociedade, promovendo o estreitamento de relações com os diversos segmentos sociais.

Para comemorar a data o presidente da casa, Mauro Freitas, propôs a sessão especial realizada nesta quarta-feira, 27. O vereador falou da honra em poder prestar homenagem àqueles que vêm pautando o mundo e que têm responsabilidade com a informação. Ele contou que faz parte da sua rotina antes de sair para o trabalho se informar por meio de jornais impressos, televisão e sites de notícia. Mauro criticou a Medida Provisória 905 do governo federal, que extingue a exigência do registro profissional para o exercício da profissão, e defendeu a importância da formação e valorização jornalística afirmando que atualmente, muitas pessoas fornecem informações sem ter a competência pra isso ou são blogueiros ligados a partidos políticos criadores de “fake news”. Ele também ressaltou que, como gestor da Câmara de Belém por dois mandatos consecutivos, fez questão de construir um espaço para a categoria, oferecer qualidade de trabalho e conforto para os profissionais da área que vêm até a casa. “Não podemos deixar que essa MP venha prejudicar uma categoria tão importante para a nossa sociedade”, afirmou.

A presidente da Academia Paraense de Jornalismo, Franssinete Florenzano, ressaltou que mais do que festejar a longevidade da Academia, trata-se de importante marco de aproximação do Poder Legislativo com os jornalistas que junto com os parlamentares têm a missão de cuidar do interesse público e social. A presidente destacou a honra em falar da tribuna que homenageia o jornalista João Marques, que foi presidente do sindicato da categoria. A jornalista e advogada também falou da sinalização positiva por parte da prefeitura de Belém para firmar uma parceria no projeto de criar um centro cultural para a realização de eventos educativos, artísticos e culturais da Academia junto com Sinjor-PA e a Abrajet-PA. “Tudo podemos, unidos e imbuídos da paixão pela verdade, pela história e pela profissão, focados nas responsabilidades perante a sociedade. Muita emoção neste dia memorável”, disse Franssinete.

O vice-presidente da APJ, Célio simões, falou emocionado do privilégio de participar da idealização, fundação da Academia e desde então ter acompanhado o trabalho que vem sendo feito. Ele registrou agradecimentos pela sensibilidade do presidente da CMB em ressaltar e demonstrar como vem prestigiando a classe dos jornalistas em uma época preocupante para a classe. “Até hoje não foi revogada a lei que dispensa o diploma de jornalismo. Agora veio essa Medida Provisória. Vivemos a era da pós-verdade. Notícias irresponsáveis, destruição de reputação por pessoas mal intencionadas que se passam por jornalistas. Almejamos tempos melhores”, declarou.

“O homem é um ser que não pode viver sem a comunicação. A impossibilidade de se comunicar nos faz sentir como no inferno”. A frase foi pronunciada por Walbert Monteiro, representando o Instituto Histórico e Geográfico do Pará. Para ele a comunicação, dependendo da maneira como for processada, pode unir e desunir, construir e destruir, informar e desinformar. Ele ressaltou que acima de tudo o jornalista tem que ter princípio, respeito, ética e ser inteiramente responsável pelo poder de promover a comunicação de forma que o fato seja interpretado pela sociedade da maneira mais correta possível. “O tempo é de radicalização ideológica, posturas nada convencionais, fatos que são apresentados nas mais diferentes versões e têm prejudicado o nosso trabalho. O poder das mídias sociais e fake news faz com que a sociedade fique confusa e não saiba distinguir a verdade da mentira”.

Ao final da sessão foram entregues 30 certificados a membros da Academia Paraense de Jornalismo que se destacaram ao longo dos 25 anos de fundação. O presidente da casa também se comprometeu em dar entrada ao pedido de Título de Utilidade Pública para APJ.

Guarda Municipal de Belém recebe homenagem pela atuação na maior apreensão de drogas no estado do Pará

Vereadores e guardas municipais na homenagem da casa à corporação. A repercussão da ação de …